30 de março de 2010

Conheça um pouco da obra de Renato Russo, que faria 50 anos em 2010


O ano de 2010 marca o cinquentenário do músico Renato Russo, ex-líder da banda Legião Urbana. Apesar de ter morrido vítima da AIDS em outubro de 1996, aos 36 anos, a obra de Renato permanece viva nas rádios e toca-discos de todo o Brasil.

Renato Manfredini Júnior nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 27 de março de 1960. Se mudou para Brasília em 1973 e em 1978 começou sua carreira musical, quando formou ao lado de amigos o grupo punk Aborto Elétrico. Após quatro anos de existência o conjunto se separou. Enquanto parte dos integrantes formou a banda Capital Inicial, Renato passou um curto tempo se apresentando sob a alcunha de "O Trovador Solitário". Logo em seguida formou a Legião Urbana. A banda ficou na ativa por 14 anos, lançou um total de 13 discos e vendeu mais de 20 milhões de cópias. O trabalho solo de Renato rendeu quatro álbuns, sendo que dois deles foram lançados de maneira póstuma.

Confira a seguir algumas das canções que fizeram de Renato Russo um dos maiores poetas do rock nacional.

"Será"
Esta música apresentou a Legião Urbana ao rock nacional. É considerada um dos grandes clássicos da música brasileira em todos os tempos.
http://www.youtube.com/watch?v=P6MMDnEoYn8



"Tempo Perdido"
Abordagem sobre dramas da juvenis era uma das principais características do estilo de composição de Renato Russo.
http://www.youtube.com/watch?v=059HEaYRve0



"Meninos e Meninas"
Através desta canção, lançado no disco "As Quatro Estações", de 1989, Renato Russo fala de maneira explícita sobre sua bissexualidade.
http://www.youtube.com/watch?v=zjToBc9yGaE


"Perfeição"
Com uma poesia ácida, Renato redigiu versos que de forma apocalíptica chamam atenção para a situação que o país atravessou naquele começo de década de 1990.
http://www.youtube.com/watch?v=eaU7OsIdjUc

Nenhum comentário:

Postar um comentário